terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vitória para a saúde mental nacional!

Sábado, 5 de fevereiro de 2011

NOVO COORDENADOR NACIONAL DE SAÚDE MENTAL

O Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, comunicou aos gestores e funcionários do SUS nas suas várias instâncias, que foi convidado e aceitou assumir a Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde, o Prof. Dr. Roberto Tikanori. Médico psiquiatra, o novo coordenador é uma das grandes referências nacionais em saúde mental, já colaborou com o MS em várias oportunidades e tem uma longa história no movimento da reforma psiquiátrica no Brasil. Significa para a atual gestão do Ministério, a sinalização concreta e a oportunidade de aprofundar os dispositivos da reforma e qualificar cada vez mais a rede substitutiva humanizada da saúde mental no país, no marco dos dez anos da comemoração da Lei Antimanicomial. É médico psiquiatra da SMS de Santos e Professor da Universidade Federal de São Paulo. O Secretário aproveitou para agradecer e reconhecer o excelente trabalho realizado até então pelo antigo coordenador Pedro Gabriel Delgado, substituído a seu pedido.

UM POUCO SOBRE TYKANORI....
Um pouco sobre o novo Coordenador Nacional de saúde mental: Roberto TYKANORI Kinoshita é um dos nomes importantes do processo da Reforma Psiquiátrica brasileira.
Esteve á frente do processo de reforma psiquiátrica da primeira cidade brasileira que fechou um manicômio e construiu uma rede substitutiva com serviços abertos territoriais de 1989 a 1996, em Santos: os Núcleos de Apoio Psicossocial e outras experiências pioneiras - cooperativa de trabalho Paratodos, Rádio TAm-Tam, Centro de Valorização da Criança (anterior ao ECA), enfermaria para acolhimento de crianças ameaçadas pelo Crack (droga que chegava em SP) juntamente com a Ação Social, as famílias e o Conselho Tutelar.

Anteriormente, após morar em Trieste e vivenciar a Psiquiatria Democrática Italiana, participou da gestão em Bauru, época em que foi organizado o Encontro de Bauru, cujo lema foi ”Por uma sociedade sem Manicômios”- em 1987.

Participou do Encontro de Caracas/OPAS – 1991- como coordenador da experiência santista juntamente com David Capistrano, o secrretário de saúde. Participou da elabora de portarias, da organização das II e III CNSM, além do Projeto de Lei do Dept. Paulo Delgado que culminou na Lei 10216/01.
Supervisor de serviços abertos de Saúde Mental de Campinas, na época da implantação da Rede de Cuidados – 2001/2003.
Assessor da OMS para Moçambique – 2002/2004
Foi membro da Comissão de Acompanhamento do Programa de Volta para Casa – 2003/2005
Coordenador de Saúde Mental de São Paulo, capital, no ano de 2003/2004, a época da implantação do primeiro CAPS III, do primeiro SRT e programas de atenção ao Suicídio.
Desde 2005 é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)– campus Baixada Santista, é Doutor em Saúde Coletiva.

   Fonte: Email coletivo de técnico e pesquisador

Nenhum comentário:

Postar um comentário