quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fórum Popular concede entrevista sobre a situação de saúde mental em Londrina ao "O diário"

  • Entidades denunciam descaso à saúde mental de Londrina

  • Juliana Leite
Cerca de 14 entidades estão se mobilizando para conseguir melhorias na saúde mental no município de Londrina. Elas, que fazem parte do Fórum Popular em Defesa da Saúde Pública de Londrina e Região, denunciaram na tarde desta segunda-feira (31) o descaso das autoridades da saúde do município de Londrina para com os usuários e familiares de pessoas com transtorno mental.
Entre as diversas reclamações das entidades e familiares de pacientes, destaca-se a falta de recursos para investimentos necessários, como leitos em hospitais, ambulatórios, centros de convivência e condições de trabalho. Entre os participantes estão o Fórum Popular em Saúde do Paraná (FOPS), Centro de Direitos Humanos de Londrina (CDH), Serviço de Obras Sociais de Londrina (SOS), entre outras entidades.
A enfermeira Jackeline Lourenço Aristides, representante do Fórum Popular em Defesa da Saúde Pública de Londrina e Região, informou que muitos funcionários acabam pedindo demissão devido às precárias condições de trabalho. "São salários baixos e não há plano de carreira, muitos não tem se quer uma capacitação contínua, fazendo que os funcionários deixem os cargos e procurem oportunidades melhores", afirmou.
Ela explicou que o mesmo ocorre com o programa de Redução de Danos, destinado a usuários de álcool e outras drogas, que só possui apenas um funcionário para atender a demanda em toda Londrina . "Saúde mental é uma área muito particular, não é todo mundo que gosta de atuar, por isso precisamos ter condições de trabalho", disse.
Entre as alegações apresentadas, está o abandono dos dispositivos dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que recebem aproximadamente 650 pacientes domiciliados em Londrina ao mês e realiza cerca de 1.900 atendimentos de emergência psiquiátrica, através da 17ª Regional da Saúde, englobando 22 municípios. Segundo as entidades, os espaços vivem desabastecidos de alimentos, materiais para oficinas de terapia ocupacional e não são feitas as manutenções dos prédios, bebedouros, extintores e móveis.
O Fórum Popular em Defesa da Saúde Pública de Londrina e Região anunciou que se reuniria na noite desta segunda-feira (31) para definir estratégias e encaminhar oficialmente as denúncias aos órgãos competentes, o que deve acontecer nesta terça-feira (1/2).
A secretária de Saúde de Londrina, Ana Olympia Dornellas, foi procurada pela reportagem durante toda a tarde desta segunda-feira (31), mas até o início da noite não retornou as ligações. A assessoria da secretária informou que ela estava em reunião.
A carta aberta à população foi publicada na íntegra no Blog Paçoca com Cebola nesta segunda-feira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário