domingo, 1 de dezembro de 2013

Matéria da Folha de Londrina

30/11/2013 -- 00h00

Universitários protestam contra convênio


Londrina - Um grupo de estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), articulados com o Fórum Popular da Saúde de Londrina, fez um protesto durante o Simpósio Novos Modelos de Gestão e Financiamento dos Hospitais Universitários do Paraná. O alvo das críticas era o modelo de convênio entre os setores público e privado. Com dizeres "a saúde não é mercadoria" e "contra a privatização da saúde", eles questionam o modelo de gestão que vem sendo discutido. 

"Subverte a lógica de ser um hospital de ensino e coloca-se como um hospital assistencialista", comentou Taís Oliva, estudante de medicina. Ela declara que acredita no SUS e que a medida vai na contramão nos contextos do sistema público. "A exemplo do que aconteceu com o petróleo, nada impede que uma Medida Provisória (MP) se abra para o capital privado", afirmou. 

Coordenador científico do evento, Manoel Canesin argumenta que "em nenhum momento ninguém quer privatizar o hospital". "Queremos mudar o modelo, inserindo outros moldes de financiamento para que se possa captar recursos dentro do hospital, que não são só do Estado, mas isso tudo depende do interesse da prefeitura, do Estado e do próprio HU e Universidade", destacou. 

Lúcio Marchese, presidente da Fundação HUTec, aponta que há um equívoco ao dizer que se trata de uma privatização. "O poder público sozinho não tem condições de fazer o gerenciamento integral de todas as necessidades do País. E o prejuízo é para o usuário final", completa. (M.O.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário