quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Movimentos Sociais de Saúde obtêm importante vitória na luta antimanicomial de Londrina!


O Fórum Popular em Defesa da Saúde Pública de Londrina e Região esteve  mais uma vez presente em importante votação do conselho municipal de saúde. Na última reunião extraordinária do dia  01 de fevereiro o fórum e demais movimentos sociais fizeram a diferença na votação que redefiniria os rumos da política de saúde mental no município. Os conselheiros de saúde eram quase que unânimes na defesa da rede hospitalar para os usuários em saúde mental, um retrocesso para a luta antimanicomial.

Durante a reunião foi pontuado que o único hospital psiquiátrico de Londrina, privado,conveniado ao SUS, necessitaria de mais verbas senão teria seus leitos descredenciados. O representante do hospital, que também é conselheiro de saúde, pressionou o conselho e parecia consenso entre eles para o voto favorável, em detrimento da rede extrahospitalar, precarizada e sucateada.

A pressão da platéia, a belíssima intervenção do promotor de saúde Paulo Tavares, e do Armando, usuário do CAPS III, representante da Associação Londrinense e ao final, a leitura da carta aberta à população de Londrina sobre a saúde mental realizada pelo Fórum Popular em Defesa da Saúde Pública de Londrina com apoio de quase 20 entidades fez os conselheiros repensarem a votação durante aquela noite. As discussões seguirão por meio da retomada do comitê de saúde mental do conselho municipal de saúde.

A pressão popular mudou a conformação da reunião, uma discussão de tamanha envergadura de trinta anos de construção e luta não poderia ser decidida em 2 horas.

Resgatemos a Reforma Psiquiátrica e a Luta Antimanicomial!


Para maiores informações acessem: http://www.forumpopularlnd.blogspot.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário